quarta-feira, 2 de dezembro de 2009


Capa 2
Conceitos usados: contraste de cor
· Instabilidade
· Assimetria
· Irregularidade
· Complexidade
Observações:
Após o tonal, talvez o mais importante seja o contraste de cor quente-frio, que estabelece a relação entre as cores quentes e frias. Desta forma, na segunda opção de capa, o contraste de cor é constituído a partir do emprego do verde para o preenchimento do fundo, que por sua vez é sobreposta com a inclusão de um retângulo bem mais claro, quase cinza, dentro dessa cor fria, portanto, o conjunto será visto como uma cor quente. Isto é, matizado pelo tom complementar da cor em que está situado.
As figuras postas aleatoriamente na capa trazem certa instabilidade, que provoca formulações visuais inquietantes, Sendo assim, fica a ideia de falta de equilíbrio. A irregularidade é exposta na variação de tamanho e espessuras das caixas de texto e das imagens, destacando o inesperado na composição geral do cartaz. Aposta numa composição assimétrica o que significa dizer que possui um equilíbrio complicado e complexo, mas que mantém um estado de força visual ao se unir com os elementos visuais anteriores. Trata-se de uma formulação visual de equilíbrio precário, na qual há forças conflitantes de um lado em relação ao outro.
E por último, a complexidade, esta por sua vez é aplicada no sentido de trazer certa ousadia no design da capa, o que exige indiscutivelmente mais do espectador no que diz respeito ao processo de assimilação da mensagem. Sendo, portanto, impossível deixar de unir todos esses elementos num conjunto visual mais rebuscado e dinâmico. Enfim, estas foram às decisões tomadas para a escolhas das duas capas do livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário