quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Opção 01 de capa para o Tutorial

CAPA 01: Bloco B

Contraste de cor

Instabilidade;

Assimetria;

Irregularidade;

Complexidade.



Pelos conceitos expostos por Donis A.Dondis, sabemos que o tom supera a cor em nossa relação com o meio ambiente de maneira que torna mais importante que a própria cor na criação do contraste. Contudo, na natureza existem centenas de gradações tonais específicas, enquanto nas artes gráficas essas gradações são muito limitadas. Tal fato me fez pensar em utilizar o contraste de cor entre as cores primárias e o preto (CMYK), variando apenas na tonalidade do ciano – proposta utilizada em todo o conteúdo do tutorial, mantendo assim a unidade do livro.

À primeira vista, a capa 01 se caracteriza pela instabilidade. A diagonal do bloco em tons de ciano, o peso do círculo no quadrante inferior direito e, principalmente, a desconstrução da palavra ‘Tutorial’ são formulações extremamente inquietantes que ativam a curiosidade do observador provocando seu olhar. Entretanto, apesar de considerada instável, olhos mais treinados podem perceber na capa uma espécie de equilíbrio de compensação conseguido exatamente pela variação de elementos e de suas posições. Tudo isto gera a assimetria, estratégia interessante do design gráfico.

Complementando o interesse visual, a irregularidade se faz presente enfatizando o inesperado, sem ajustar-se a nenhum plano decifrável. Exemplo disso é a própria construção do bloco em ciano, criado com repetições da letra ‘T’ em que foram distribuídos quase que aleatoriamente, buscando apenas o encaixe favorável ao invés do encaixe perfeito. Este processo de organização de inúmeras unidades e forças elementares cria ao observador uma complexidade visual com intenção ilusória de continuidade.

Além das técnicas de comunicação visual já citadas, a capa 01 atende aos requisitos de Fragmentação, Espontaneidade, Atividade, Repetição e Episocidade, além do Contraste na Forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário