quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Capas para o Tutorial de A.Souza

Capa 1
A proposição capa 1 apresenta-se sobre um fundo branco onde há contraste de tom entre a tipografia e o fundo, produzida a partir de uma relação entre uma não cor-pigmento (branco) e uma cor em tom quente, elemento que insere a composição uma atenção a capa. O equilíbrio por simetria, onde o grande título está posto, centralizado assim como a disposição dos elementos que seguem uma linha central. Na parte detrás da capa a limpeza permanece com alguns elementos para dar continuidade e uma certa episodicidade. Há simplicidade na economia de elementos e na disposição, criando uma capa “clean”.
A imagem utilizada da mão propõe uma intervenção, uma artesania ligada à produção da capa, assim como pequenos erros de encaixe também a sugere.
A composição da capa gera um peso na parte inferior do trabalho. Mas embora haja esse peso na verticalidade, há na horizontalidade um equilíbrio entre os elementos. Há uma brincadeira com esses elementos, sugerindo algo que pode ser construído, algo inacabado, ou na criação de um espaço aberto para a criação do leitor. O branco sugere um vazio que nesse aspecto é interessante. Como algo aberto a interferência. O trabalho segue essa “limpeza”, que o torna em uma possível prateleira cheia de livros e informações visuais, um elemento de destaque, um lugar onde o olho possa “respirar”. Composta por uma capa, uma contracapa e uma lombada em vermelho seguindo a tonalidade do trabalho manual. O livro quando estiver na prateleira junto aos outros chamará atenção pela cor de sua lombada, e quando expostas a capa pela “limpeza”.
Capa 2

A capa 2 segue o trabalho de continuidade dos elementos de artesania utilizados no cartaz, gerando uma episodicidade com o conteúdo do tutorial. Há uma seqüencialidade dos elementos que estão dispostos de forma a ocupar uma grande área. Criando um segundo plano, frente a um terceiro que gera uma certa profundidade por abstração dos cubos listrados em perspectiva axonométrica isométrica. A textura de listras acentua e a total abstração destas figuras gera uma estampa que também pode sugerir movimento. Há uma assimetria dos elementos textuais que estão postos a direita, sugerindo o movimento de abrir e o sentido do “folheamento” das páginas a seguir. O efeito de lente em um retângulo que ocupa a porção direita, gera um contraste na escala dos cubos, que sugerem um olhar sobre esse fazer, que é o que sugere um tutorial. A difusão é criada, também com esse olhar mais de perto que o efeito lente gera no trabalho, criando um elemento afim e criando uma atmosfera de aproximação. O acaso é sugerido com a colocação deste retângulo, que serve de orientação ao texto, assim como a apropriação das formas básicas no título, com a colocação deste círculo no lugar da letra “O” de forma acidental, que gera uma uniformidade com as cores e com os elementos criados à la hard edge.
A capa completa tem lombada em tom pastel amarelado, continuando o efeito de limpeza em uma prateleira cheia de livros coloridos. O texto da contracapa deve ser pequeno para não cansar o leitor e tem uma continuidade com a capa, repetindo os cubos/textura da capa. A contracapa tem um retângulo negro sobre fundo branco como realce desse texto. Contraste entre a profundidade sugerida e a planura da cor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário